Dúvidas Frequentes & Soluções Rápidas

Como estornar ou editar um lançamento reprodutivo que fiz para um animal ?

Para estornar ou editar qualquer lançamento feito para um animal, basta ir na ficha correspondente a esse animal e dar um duplo clique sobre o lançamento. Feito isso, na tela que abrir você pode editar as informações ou estornar esse lançamento clicando em 'Deletar'. Se optar por Deletar, tenha atenção na mensagem de confirmação que aparece para garantir que está deletando o lançamento correto.

Esse procedimento pode ser feito para lançamentos de Reprodução, Lactação, de Registros Leiteiros, Saúde e Tratamentos, Condição e Movimentos.

Quero incluir um animal ou lançar um parto mas aparece uma mensagem dizendo "Brinco XX já existente" ou "Número XX já existente" mas não tenho animal com essa identificação na fazenda

Nestes casos será preciso checar os animais de histórico. Provável que este brinco ou número já foi usado por algum outro animal que passou pela fazenda e que teve baixa no sistema com uma venda ou uma morte. Será preciso editar essa identificação para que seja possível reutilizá-la em outro animal.

Para localizar um animal de histórico, basta ir no menu ficha do animal, clicar na lupa de busca na parte superior da tela ficha do animal e na tela que abrir marcar a opção 'Incluir histórico' que se encontra no final da tela e pesquisar o animal. Localizando o animal, basta clicar sobre ele para abrir a ficha correspondente. Já na ficha do animal, vá na aba geral e clique no botão editar que se apresenta no canto inferior direito. Altere a identificação. Feito isso, ela estará disponível para ser usada em outro animal.

Caso continue com dúvidas, assista o vídeo:

Quero cancelar ou alterar um lançamento em Ocorrências Diárias mas não consigo sair da linha que comecei o lançamento

Para cancelar uma linha de lançamento não concluído em Ocorrências Diárias, basta pressionar a tecla ESC do seu telhado.

Caso o lançamento tenha sido feito mas você deseja apagá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da linha e clicar em 'Apagar Linha'.

Para mais instruções sobre lançamentos em Ocorrências Diárias, clique aqui.

Não aparece o controle leiteiro na data que eu lancei, no menu 2.1

Ao lançar o controle leiteiro, é importante verificar se a opção “Controle Oficial” está selecionada caso este seja um registro de leite oficial. Para verificar essa informação, ainda no menu 2.1 clique no símbolo de + no canto inferior esquerdo para abrir a tela de Entrada do Controle Leiteiro. Entre com a data referente ao controle e marque a opção “Controle Oficial”. Clique em seguinte, seguinte e finalizar. Se preciso, feche o menu 2.1 e abra-o novamente para que as informações atualizem.

Lembrando que o Smartmilk considera até dois registros oficiais por mês, sendo possível vê-los de forma separada no menu 2.1 quando lançado em um espaçamento de tempo de 15 dias. Ou seja, controles lançados com menos de 15 dias entram em uma mesma data, sendo esta data a mais antiga referente a esse período. No entanto você pode lançar controles com datas próximas como uma Pesagem Manual, ou seja, sem selecionar a opção "controle oficial", e visualizar essas pesagens no menu 2.7 - Relatório de Produção de Leite 7 dias ou criar relatórios no Gerador de Relatórios, menu 5.3 .


Criei um relatório no Gerador de Relatórios e a pesagem do leite aparece zerada

Neste caso, verifique se houve mesmo lançamento do controle leiteiro nessa data. Pode ser que esta data tenha sido apenas selecionada por engano e que nenhuma pesagem tenha sido lançada e que por isso as informações se apresentam zeradas.

Para isso, no canto superior da tela de Análise do Controle Leiteiro 2.1 você consegue visualizar a data referente ao controle leiteiro que está sendo exibido. Vá em propriedades e no campo de 'Data do controle leiteiro' selecione a última data. Caso realmente não tenha o lançamento do controle leiteiro nessa data, você pode apagar este controle clicando no botão com o símbolo de - que se encontra no canto inferior esquerdo da tela. Sendo assim, a data do controle anterior a essa deletada será a referente ao último controle leiteiro.

É importante também verificar os itens e os filtros utilizado no Gerador de Relatórios. Neste caso, para ter informações referentes ao último controle leiteiro indicamos que seja selecionado a categoria "Último Controle Leiteiro" e o item "Kg Leite".

Para mais instruções sobre o menu Gerador de Relatórios, clique aqui.

A vaca abortou mas abriu a lactação. Como lançar no sistema?

Para isso, primeiramente será necessário lançar um aborto para este animal e logo em seguida lançar um parto para abrir a lactação desse animal no sistema. Ao fazer o lançamento do parto, quando abrir a ficha de informações referente ao bezerro, basta clicar na tecla ESC de seu teclado para cancelar essa ficha e não inserir essas informações.

Como lançar aborto?

Para lançar um aborto basta ir em Ocorrências Diárias, entrar com o animal na linha de ocorrências e no campo Ação selecionar Estado de Gestação. Após, na área de Detalhes e no campo Estado selecione Abortou. Se quiser, pode inserir algum comentário referente a essa ocorrência no campo Comentário.

Lancei um parto mas não quero cadastrar a ficha do bezerro. Como fazer?

Neste caso, após inserir os dados referente ao parto, basta pressionar a tecla ESC de seu teclado quando surgir a ficha do bezerro. Dessa forma o parto ficará registrado na ficha da vaca e contabilizado no sistema, porém o bezerro não será cadastrado.

No caso de bezerros machos você pode ajustar para que isso ocorra de forma automática, ou seja, que o bezerro não seja castrado no sistema. Para isso, na tela de Ocorrências Diárias clique no botão Ajustes que se encontra no canto superior direito da tela, acima da área de Detalhes. Na aba Parto, selecione a opção "Não inserir detalhes de bezerros machos e bezerros de descarte".

Como repetir as informações em comum de um lançamento em ocorrências diárias?

Para repetir informações de lançamentos em Ocorrências Diárias como por exemplo a data da inseminação e o touro/sêmen de inseminação, basta entrar com o número do animal e apertar a tecla "R" do seu teclado.

Para mais instruções sobre lançamentos em Ocorrências Diárias, clique aqui.

Como lançar animal para descarte?

Para lançar um animal como descarte basta ir em Ocorrências Diárias, entrar com o animal na linha de ocorrências e no campo Ação selecionar Estado de Gestação. Após, na área de Detalhes e no campo Estado selecione Descarte. Se quiser, pode inserir algum comentário referente a essa ocorrência no campo Comentário.

Não deu baixa no estoque de sêmen

Neste caso, será necessário observar duas questões. A primeira é se a opção 'Usar estoque de sêmen' está marcada em Ajuste do Programa, Ajustes Gerais, aba Inseminação. A segunda é durante o lançamento, na opção 'Nº do Lote' na área de Detalhes, se o lote do sêmen selecionado foi inserido correspondente.

Para mais instruções sobre o ajuste do estoque de sêmen, clique aqui.

Como sincronizar as informações que lancei no computador para o celular?

A sincronização dos dados lançados no computador para o celular também é feita pelo aplicativo, no botão Sincronizar. Tanto a sincronização dos dados lançados no celular para o computador quanto a sincronização do computador pro celular são feitas pelo botão Sincronizar do aplicativo do celular. Essa é a única forma de realizar a sincronização dos dados.

Para mais instruções sobre a utilização do aplicativo Smartmilk, clique aqui.

Mensagem de erro ao sincronizar o aplicativo: "Servidor não encontrado".

Quando aparece a mensagem ao sincronizar o aplicativo: "servidor não encontrado", indica que existe uma falha na comunicação do aplicativo com o computador. Isso ocorrer devido a uma má conexão com a internet. Verifique a conexão da internet e nosso material com as especificações para utilização do aplicativo.

Clique aqui.

Como lançar desmame no Smartmilk?

No Smartmilk não é necessário fazer o lançamento de desmame dos animais, pois a evolução do rebanho é feita automaticamente.